quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Outubro Rosa mobiliza população de Saloá

Outubro tem sido marcado pelo combate ao câncer de mama e colo do útero, tem mobilizado a população de Saloá. A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu diversas ações na Unidade Hospitalar da Sede e nos PSFs – Postos de Saúde da Família espalhados pelo município.
No PSF do Jaqueirão, a enfermeira Erika Maria Alves de Lima realizou uma palestra de sensibilização sobre o Outubro Rosa, para as mulheres que são assistidas pelo Programa de saúde da Família. A campanha tem chamado a atenção das mulheres, em Saloá, para os cuidados com a saúde. Elas participaram da palestra a aproveitaram para realizar exames de prevenção. Neste mês a procura por exames de citologias, solicitação de mamografias e aferição de pressão aumentaram, em conseqüência por conta da campanha.
Júlia Maria Dias conta que já realiza os exames de prevenção desde 1993 e que muitas de suas amigas riam de sua atitude, pois tinham vergonha de passar no médico. Agora que a campanha intensificou a procura pela prevenção da saúde, estas mesmas amigas agradecem o incentivo que tiveram para quebrar o preconceito e procurar o serviço médico.
“No começo era muito difícil e eu precisava sair juntando as amigas que tinham coragem de ir aoo médico comigo. Não havia o tratamento aqui em Saloá e nós pegávamos um carro as três da manhã para fazer os exames em Garanhuns. Agora está bem melhor e podemos fazer o exame sempre que preciso aqui mesmo. A Secretaria de saúde está de parabéns pelo jeito que cuida de nós”. Destacou Júlia, lembrando da enfermeira Erika, que coordena o PSF e sempre as trata com muito carinho e discrição.

Foram disponibilizaram citologias, solicitação de mamografias, classificação sanguínea, testes rápidos de HIV e sífilis, atendimento de saúde bucal, mental e denúncias à violência contra a mulher e o idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário