sábado, 20 de dezembro de 2014

Aniversário de 51 ANOS de Emancipação política de Saloá


20 de Dezembro, dia de emancipação política de Saloá 
Foi elevada a categoria do Município de Saloá, em 20/12/1963


O município de Saloá comemora mais uma data este ano, a cidade completa 51 anos, uma data de grande alegria para cada saloaense. É um momento que tem seu ápice com a chegada do Menino Deus.



Parabéns Saloá pelos seus 51 ANOS ! Uma boa ideia da família Vicente.  “minha cidade  meu lugar” 


Aniversário 20 de dezembro
Fundação 04 de Março de 1921

Gentílico Saloaense






Saloá encontra-se inserido na bacia hidrográfica do rio Ipanema e tem como principais tributários os riachos Baixo do Mocó, do Limitão, de Fora, Riachão, do Exu, das Lajes, do Umbuzeiro, Camaratuba e da Grota. Os principais cursos d'água têm regime intermitente

História

sesmaria que deu origem às terras do município de Saloá pertencia a Gerônimo Burgos de Souza e Eça. Foram vendidas a Manuel da Cruz Vilela em 23 de julho de 1712.
O distrito foi criado com a denominação de São Serafim, pela lei municipal nº 60, de 4 de março de 1921, no município de Bom Conselho. Em 1939, teve seu nome alterado para Barro. Em 1944, passa a chamar-se Saloá. Foi elevado à categoria do município de Saloá, pela lei estadual nº 4946, de 20 de dezembro de1963.
O topônimo Saloá tem origem na línguamacro-jê, dos povos Fulniôs, habitantes da região. Não há consenso sobre o significado. Segundo Roberto Harrop Galvão, signficaria areia ou Barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário