domingo, 14 de dezembro de 2014

Anivesáriante do dia Dilma Vana Rousseff

É hoje é aniversário dela. Da mulher que é o nosso  Valente. Muito orgulho de ter dedicado vários meses da minha vida a campanha dela para reeleição.
Continue tornando o Brasil um País mais justo e soberano para quem mais precisa.









Dilma Vana Rousseff

 Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia e posteriormente da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para concorrer à eleição presidencial,cujo resultado de segundo turno, anunciado em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e chefe de governo em toda a história do Brasil.9 Em 26 de outubro de2014 foi reeleita, novamente no segundo turno das eleições.

Nascida em família de classe média alta, interessou-se pelo socialismo durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964, e então ingressou na luta armada de esquerda: tornou-se membro do Comando de Libertação Nacional (COLINA) e posteriormente da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) – ambas organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar. Passou quase três anos presa (19701972): primeiro pelos militares da Operação Bandeirante (OBAN), onde passou por sessões de tortura, e posteriormente pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde, junto a Carlos Araújo, seu companheiro por mais de trinta anos, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou de diversas campanhas eleitorais.
 De 1985 a 1988, no governo de Alceu Collares, exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre.
De 1991 a 1993 atuou como presidente da Fundação de Economia e Estatística. Atuou como secretária estadual de Minas e Energia entre 1999 e 2002, durante o governo de Alceu Collares e o do sucessor Olívio Dutra.
 Em 2001 decidiu filiar-se ao Partido dos Trabalhadores(PT). 
Em 2002 participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia.

Em 2005, Rousseff foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o advento do chamado Escândalo do Mensalão. Além de ser a primeira mulher presidente, Dilma também foi a primeira mulher a atuar como secretária da Fazenda de Porto Alegre, a primeira ministra de Minas e Energia do Brasil e a primeira chefe da Casa Civil, durante oGoverno Lula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário