domingo, 1 de fevereiro de 2015

Saiu a maior cavalgada do Nordeste brasileiro 2015 que consegue ligar fé e tradição de Bom Conselho até Arapiraca.

Saiu neste sábado (31), a maior cavalgada do Nordeste brasileiro que consegue ligar fé e tradição. O evento consegue ligar o estado de Pernambuco e Alagoas em uma crença que já ocorre há décadas. Um grupo de cavaleiros e amazonas saem da cidade de Bom Conselho, Pernambuco, com uma réplica da imagem da santa Nossa Senhora do Bom Conselho, refazendo o caminho percorrido, em meados do século 19, pelo fundador de Arapiraca, Manoel André. A cavalgada passa por seis municípios entre os estados de Pernambuco e Alagoas, até chegar a Arapiraca. 


A tradicional Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é um dos eventos mais importantes da região agrestina e já consta no calendário estadual de turismo, embora não receba nenhuma ajuda financeira do governo do estado ou prefeituras. São mais de 200 cavaleiros que percorrem em três dias um percurso de 100 quilômetros, passando por vários municípios e povoados.


O evento tem o caráter religioso e sempre que cavaleiros param para descansar colocam a imagem da padroeira em uma igreja para o louvor dos fiéis. Por onde passa, a comitiva é recebida com alegria e no percurso centenas de pessoas ficam à beira da estrada para saldar os cavaleiros e pedir bênçãos a Nossa Senhora do Bom Conselho. A cavalgada já está na sua 13ª edição e este ano mais uma vez promete reunir milhares de cristãos na chegada em Arapiraca.


Os cavaleiros que trazem a imagem da padroeira de Arapiraca passam no município de Palmeira dos Índios, onde neste domingo, fazem um bate sela e param para almoçar. A comitiva chega ao município de Igaci, no distrito de Coité no final da tarde de domingo onde pernoitam. Na segunda- feira a comitiva chega a Arapiraca, onde se prepara para entrar na cidade  desfilendo. 

A mais tradicional festa religiosa de Arapiraca será encerrada, no final da tarde do dia 2 de fevereiro, com a procissão de fiéis carregando a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. Como todos os anos acontecem, cerca de 30 mil pessoas irão acompanhar o cortejo.
Por: 7 Segundos




Nenhum comentário:

Postar um comentário