segunda-feira, 30 de março de 2015

Em Encontro Estadual Em Olinda, Blogueiros Reforçam Defesa Pela Democratização Da Mídia

Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais (3ºBlogger) reuniu profissionais e estudantes do Cais ao Sertão pernambucano no último final de semana
Altamiro Borges, do Barão de Itararé, abriu o 3ºBloggerPE na sexta-feira (27/03),  e reforçou a democratização da mídia no Brasil. Participaram da mesa, a consulesa Geral da Venezuela no Recife, Carmen Novas Reys; Lissandro Nascimento (AblogPE);  o secretário de Comunicação da Prefeitura de Olinda, Elson Guimarães; Rafael Buda, do núcleo do Barão em Pernambuco.
 Altamiro debateu a propriedade privada e analisou a publicidade governamental. “Eu acho que o debate aqui foi excelente, porque mostra exatamente isso, as pessoas estão querendo se inteirar mais com esse tema: a mídia. Às vezes a gente encara a mídia como uma coisa como se não interferisse na nossa vida. 
A mídia define valores, se você vai ser mais individualista, solidário, preconceitos. Ou seja, mexe com a informação”, explicou. Ele avaliou que a velha mídia não é mais o quarto poder, na verdade, segundo ele, a velha mídia é um 2º Estado dentro do Estado Republicano.
Representando a prefeitura de Olinda, Guimarães citou as decisões que o povo vem tomando nos últimos tempos sobre a comunicação. “O papel da comunicação, no nosso entendimento não tem como exercer a cidadania sem informações, mas por muitas vezes é desvirtuada. Ela não chega de uma forma direcionada, isso passa por um regime editorial que rege a informação do nosso País. Isso não é uma questão nacional, ela se reporta por além das fronteiras do nosso Brasil”, disse.
Na plenária final do #3BloggerPE, a gestão liderada por Lissandro Nascimento foi reconduzida para coordenar a Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), no sábado (28/03). Para um mandato de mais dois anos, ele pontuou as principais atividades e desafios da entidade: criação de 14 núcleos regionais da entidade e o retorno da discussão do Projeto das Mídias Alternativas na Alepe, que busca a democratização das verbas publicitárias dos três Poderes do Estado (PL nº 2164).
Lissandro é turismólogo, especialista em gestão de pessoas, comunicador e militante político. Sua monografia acadêmica abordou as Políticas de Turismo no Brasil, escolhida entre as 15 melhores do País pela Fundação Getúlio Vargas. ”É uma pessoa comprometida com o que faz e um entusiasta na defesa das mídias alternativas. Com atividades no movimento político e social desde os 15 anos de idade, ele tem contribuído hoje em aglutinar os blogueiros no fortalecimento das lutas que envolvem a categoria. Sua capacidade de buscar o consenso em um ambiente bastante plural, o fez merecedor desta reeleição”, declarou o jornalista paulista Altamiro Borges.
Outro ponto externado por Altamiro foi o fortalecimento da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), que atualmente conta com 600 ativistas de conteúdo digital, e se expressa como experiência pioneira no País.
Ainda no sábado, o vice-presidente da AblogPE, Lúcio Cabral (NotíciasBR) e a Josélia Maria (Blog da Josélia)  mediaram o painel “Contexto Geral pela luta da democratização no Brasil e no Mundo”, tendo como palestrantes Tarso Violin do ParanáBlogs e Eduardo Guimarães, responsável pelo Blog da Cidadania e presidente do Movimento dos Sem Mídia. Escalado inicialmente, Rodrigo Vianna da TV Record, não pode comparecer ao evento em razão de ter quebrado o braço, o que o impediu de viajar por ordem médica.
Sérgio Bertoni (Fundação Blogosfero) interrogou os blogueiros “Podemos ter uma mídia democrática e a nossa própria internet?”, ao qual interagiu com a plenária essas circunstâncias na sociedade.
A presidente da União dos Estudantes de Pernambuco, Melka Pinto,  e Ivan Moraes (Centro Luiz Freire) debateram o tema: “Marco Civil da Internet e o futuro da Internet no Brasil”, bem como a “Comunicação pública em Pernambuco e no Brasil”. Dani Nurse e o diretor de imprensa eleito da AblogPE, Paulo Fernando, mediaram esta mesa.

Para compreender a atual discussão das reformas no País, o  Dr. Sílvio Pessoa de Carvalho Júnior, secretário Geral da OAB/PE e o advogado Jairo Medeiros fizeram uma síntese da “A Reforma Política como passo às mudanças estruturais”, com a mediação de Cristiano Pilako.

Debate em plenária

Nesse momento, os blogueiros aprovaram o Regimento Interno dos Núcleos Regionais, as Resoluções Gerais, e elegeram por aclamação (apenas com uma única discordância), a nova diretoria, conselho fiscal e os coordenadores dos 14 Núcleos Regionais.
A primeira reunião da segunda gestão eleita aconteceu na manhã desse domingo (29). Participaram toda a diretoria, membros do conselho fiscal e os coordenadores de núcleos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário