quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ministro da Saúde vai estar segunda-feira em Pernambuco, depós do aumento alarmante de casos de microcefalia

índice
Pernambuco registrou, neste ano, 141 casos de bebês nascidos com microcefalia no estado, uma malformação em que o recém-nascido tem o crânio pequeno. O número disparou em 2015 e o caso vem sendo investigado pela Secretaria de Saúde do estado, em conjunto com o Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde, para entender o que causou o aumento. O número de ocorrências é mais de dez vezes maior que os 12 registrados em 2014.
O aumento significativo do número de casos fez o Ministério da Saúde decretar emergência em saúde pública nesta quarta-feira (11). O ministro da saúde, Marcelo Castro, afirmou que essa é uma situação inusitada. “Todas as hipóteses estão sendo avaliadas”, disse o ministro em coletiva de imprensa.
Os casos suspeitos de microcefalia se caracterizam por recém-nascidos que apresentam o perímetro da cabeça igual ou menor de 33 centímetros. A Secretária de Saúde do estado lançou um protocolo padrão, com orientações para a notificação dos casos, além de um portal onde as unidades de saúde enviam os dados.
Segundo uma fonte segura: Uma reunião estar marcada para a próxima segunda-feira (30) em Gravata com todos os prefeitos e secretários de Saúde dos municípios do estado de Pernambuco.  A convocação foi geral para todo o estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário