segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Nascentes de águas estão secando no Catimbau em Saloá e Paranatama

A floresta ou mata ajuda o solo a tornar-se ainda mais esponjoso, retendo maiores quantidades de água. Além disso, esta cobertura verde evita que grande parte da água acabe evaporando. Mais isso não é o que estamos vendo nas fotos do Sitio Catimbau no municípios de Saloá e Paranatama, como podemos observa, a preservação das arvore estão longe de ser conservadas.
Alem disso as pessoas que vendem água só estão pensando nos lucros, cada vez que a água baixa eles cavam porcos artesianos e vão busca água a mais de 100 metros de profundidades. Com isso não se preocupa de plantar arvores nas montanhas e reflorestar o Catimbau. Um crime ambiental estar à vista de qualquer pessoa é o lixão da cidade de Paranatama que estar encima da montanha do Catimbau.

Tem-se discutido muito, em meio às sucessivas crises de falta d'água, medidas emergenciais para solucionar o problema, caso da mais grave crise hídrica do Nordeste Brasileiro.

Porém, é notório vermos os discursos e medidas tomadas corroborarem com o espírito típico das autoridades e da população brasileira de tomar atitudes quando o problema já explodiu ou mesmo manipular os problemas ambientais com finalidades eleitoreiras. Apesar das sucessivas crises, que já trouxeram muitos problemas, parece que todos nós nos esquecemos de muito rapidamente das lições do passado. Tanto esquecemos que estamos sempre enfrentados crises e mais crises, sinal claro de que nada foi ou está efetivamente sendo feito.
Na atual crise hídrica a história se repete: as autoridades atacam' o problema com medidas paliativas, para aliviar momentaneamente a situação, e não com decisões que realmente poderiam resolver ou pelo menos evitar que a situação chegue no estado de calamidade.
Podemos dizer que um dos principais problemas não está somente na falta de chuva, mas sim na situação catastrófica em que as nascentes de nossos rios encontram-se por todo o território brasileiro, seja por ignorância, incompetência, desleixo ou mesmo ações propositais para obter ganhos escusos.
Mas por que as nascentes e mananciais são tão importantes e como elas podem resolver o problema? O objetivo deste artigo é trazer alguma luz sobre este problema, abordando o ciclo hidrológico, o que é uma nascente, como elas resolvem boa parte do problema da falta d'água e alguns exemplos de projetos que deram certo no Brasil e fora dele para salvar as nascentes e a nossa água.

A floresta ou mata ajuda o solo a tornar-se ainda mais esponjoso, retendo maiores quantidades de água. Além disso esta cobertura verde evita que grande parte da água acabe evaporando, o que pode deixar o solo seco e improdutivo. Outras funções da cobertura vegetal são: impedir que a chuva leve o solo embora, evitando o empobrecimento deste, impedir o assoreamento (acúmulo de areia e/ou terra) de rios e lagos que os torna menos profundos ou até os destrói completamente, o entupimento/obstrução de nascentes e outros danos como desmoronamentos, alagamentos e etc.
Este é o motivo porque no passado era raro ver um rio seco mesmo em época de seca. Estes recebiam, durante os períodos de seca, das nascentes muita água retida ao longo dos períodos chuvosos. Porém este ciclo vem sendo quebrado já há muitas décadas e hoje sofremos as consequências.
Será que você, leitor, adivinha quem vem fazendo este desserviço de gradualmente destruir as fontes de água? Acertou quem apontou o dedo para si próprio.
A falta de chuvas em um período é uma condição necessária para uma crise hídrica, mas não suficiente, ou seja, não é só a falta de chuva que explica a falta d'água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário