quinta-feira, 28 de junho de 2018

Release CEHM publica livro Crônicas de Papacaça


O Centro de Estudos da História Municipal (CEHM) da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) publicou, através de um convênio com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o livro “Crônicas de Papacaça”, do escritor João Alfredo dos Anjos. O volume tem o número 37 da Coleção Tempo Municipal do CEHM, contendo um total de 131 páginas (textos e fotos ilustrativas). O livro pode ser encontrado na sede da entidade, na Rua Barão de São Borja, 525, na Soledade.

As Crônicas de Papacaça* reúnem artigos publicados no Jornal A Gazeta do município de Bom Conselho, no Agreste do Estado, de propriedade dos irmãos Duarte (Luiz e Jodeval). As crônicas foram publicadas em datas diversas e obedecem ao critério por assunto. O conteúdo do livro retrata a história do município através de personagens e fatos. O saudosismo é mostrado através das lembranças da família e fatos colhidos na cidade povoada pelos Villelas e outras.

O autor João Alfredo dos Anjos é um dos associados ao CEHM, sendo licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharel em Direito pela Universidade Católica (Unicap). É autor de vários trabalhos publicados em livros, revistas e jornais especializados. É também biógrafo do General Dantas Barreto e do psiquiatra Ulisses Pernambucano de Mello. João Alfredo recebeu o prêmio literário Jordão Emereciano da cidade do Recife como autor do livro Revolução Pernambucana de 1911.

CEHM
Criado em 1976, atualmente vinculado a Agência Condepe/Fidem, tem a finalidade de congregar pesquisadores e historiadores para resgatar, divulgar e preservar a história municipal pernambucana. As atividades do CEHM compreendem o fomento à publicação de obras de historiadores municipais, o reconhecimento de documentação de natureza histórica relativa aos municípios, divulgação de trabalhos e pesquisas históricas, além da proposição de medidas para preservação da memória das cidades pernambucanas, contribuindo para que a população conheça o passado de suas cidades.

HOMENAGEM
O coordenador do CEHM, Miguel Meira, será condecorado, nesta quarta-feira (27) com a Medalha Pernambucana de Mérito Policial Militar (MPMPM). A comenda é concedida pela Polícia Militar de Pernambuco àqueles que se destacam pelos serviços prestados ao povo pernambucano e à própria PMPE. A entrega da condecoração ocorrerá às 10 horas no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda, durante a solenidade militar comemorativa ao 193º aniversário da Corporação.

*As terras onde atualmente localizam-se o município de Bom Conselho, foram inicialmente hab itadas pelas tribos Xucuru e Fulni-ô. Em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade um quilombo, conhecido como Quilombo de Pedro Papa-Caça que atualmente é conhecido como Quilombo de Angico. O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Agência CONDEPE/FIDEM 
Jornalista responsável - Ceça Ataides 

Nenhum comentário:

Postar um comentário