quinta-feira, 4 de julho de 2019

FIG 2019: Governo do Estado anuncia as atrações do maior Festival de Cultura do Brasil


Está lançada a programação cultural mais aguardada de Pernambuco. O Governo do Estado inicia a contagem regressiva para o Festival de Inverno de Garanhuns, maior evento artístico do País, integralmente realizado com recursos governamentais. Coordenado pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe, o FIG 2019 conta ainda com apoio da Cepe Editora, Sesc e Sebrae, e parceria com a Prefeitura de Garanhuns. Confira AQUI a programação completa.

De 18 a 27 de julho, o público poderá conferir a programação nos palcos, nas praças, nos parques, nos pavilhões, no teatro, no cinema e na catedral, pelas ruas e em diversos outros espaços da cidade, totalmente lotada de turistas e visitantes que vêm curtir, além do frio, sua programação imperdível.

 Além das milhares de pessoas que serão aguardadas nos 21 polos montados, o FIG 2019 vai registrar uma enorme audiência em todo o país por meio de transmissões em pelo menos cinco emissoras de TV, uma dezena de emissoras de rádio e inúmeros canais web.

Seguindo a tradição, o festival elege um grande homenageado e, em sua 29ª edição, a vez é do paraibano Jackson do Pandeiro, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. A obra de Jackson é uma influência definitiva para a música brasileira, nos mais variados gêneros e estilos. 

A homenagem a Jackson será uma tônica no FIG, não só com um tributo no Palco Dominguinhos, mas também em espaços como a Praça da Palavra, onde haverá o lançamento do livro Jackson em Quadrinhos, do escritor Fernando Moura, biógrafo de Jackson. A Praça da Palavra, por sua vez, também elege um homenageado, que este ano é o escritor, poeta, cineasta, tropicalista Jomard Muniz de Britto.

A força do FIG está não apenas no entretenimento que promove – shows, concertos, espetáculos, exposições, cursos, seminários e encontros diversos -, mas também no fato de ser uma vitrine do que de mais atual está sendo produzido pelos artistas nacionais, das mais variadas linguagens da arte.

Na música, este ano o FIG traz nomes como Alcione, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Eddie, Tony Garrido, Zélia Duncan, Céu, Otto, Jards Macalé, Ave Sangria, entre outros, espalhados seis polos musicais: Palco Mestre Dominguinho, Palco Pop, Palco Forró, Palco Instrumental, Palco da Cultura Popular, além do Som na Rural e dos projetos Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música na Catedral de São Pedro.

DESTAQUE DO FIG 2019
MESTRE DOMINGUINHOS – Principal palco do FIG, vai receber as apresentações de Elba Ramalho (sexta, 19), Zélia Duncan (sábado, 21), Karina Buhr, Letrux, Céu (domingo, 22). Segunda, noite do brega com Kitara e Priscila Sena entre as principais atrações. A terça (23) tem show de Roberta Miranda. Otto e Lenine estão na quarta (24).
PALCO POP – O Pop é o lugar para se ficar antenado nas novidades da música contemporânea, sem esquecer de quem tem um trabalho consolidado. Exemplo do icônico Jards Macalé, que vem com banda nova lançando Trevas, após quase vinte anos canções inéditas. 

Cacá Machado é um violonista paulista (e pesquisador musical) que vem se destacando com seu repertório de sambas, choros e valsas, presentes no disco novo, Sibilina, que vem sendo festejado por onde é tocado. Do Recife (mas morando hoje em SP), Diomedes Chinaski mostra porque seu rap conquistou rapidamente o gosto de milhares de jovens pelo País.

 E assim segue o palco Pop, com Igor de Carvalho, Banda Eddie, Ave Sangria, Francisco El Hombre e tantos outros artistas. Se você gosta de conhecer as novidades da música, é pra lá que tem que ir.

FORRÓ – A cultura nordestina diz que festa boa só acaba com um bom rala bucho. O palco do forró celebra todos os anos, no FIG, essa nossa tradição. Tem ainda a missão de consagrar o gênero como uma música para todas as épocas do ano. Gennaro, Dudu do Acordeon, Josildo Sá, Bia Marinho, Quinteto Violado, entre outros, levam seus shows para lá, este ano.

INSTRUMENTAL – Considerado o polo mais charmoso do FIG, o palco localizado no Parque Ruber van der Linden recebe uma programação para quem curte música instrumental. Entre os dias 23 e 27 de julho, o público vai poder conferir apresentações dos músicos Henrique Annes (PE) e João Camarero (SP), uma apresentação especial com o Maestro Duda, além da banda Kalouv.

CATEDRAL – A Catedral de Santo Antônio segue como polo para apreciação de instrumentistas e cantores que chegam a Garanhuns com as programações do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e o Festival Virtuosi, parceiros do FIG. Das atrações sob a curadoria do CPM, destacam-se Ayrton Montarroyos, João Bosco e um tributo ao cantor e compositor Luiz Vieira.

FORMAÇÃO – Voltadas para diversos públicos, as oficinas formativas do festival iniciam na segunda (22), indo até a sexta (26). Serão 13 cursos nas áreas de profissionalização (iluminação, sonorização, direção de palco e roadie, direção artística e cinema de animação), aperfeiçoamento (produção cultural e documentação) e sustentabilidade (aproveitamento de alimentos e dobraduras para ecogastonomia).

 As capacitações ocorrem na Casa dos Saberes, na unidade da Funase e na comunidade quilombola de Castainho.
SOM NA RURAL - Caminhando pelo Parque Euclides Dourado, você pode se deparar com um veículo do século passado, mas completamente adaptado aos novos tempo. O estilo colorido e mambembe do Som na Rural mistura gêneros que tem atraído cada vez mais público A programação por lá já abre na sexta-feira (19), a partir das 18h, e segue até o sábado (27). Entre as atrações confirmadas estão a banda punk Devotos e a cantora Sofia Freire.
CINEMA – A programação do Cine Eldorado volta este ano com sessões a partir da sexta-feira (19) e destaque para exibições diurnas voltada para infância e família. À noite, produções pernambucanas e nacionais para quem está em Garanhuns mas quer “fugir” da programação dos palcos.
PLATAFORMA FIG – Pelo terceiro ano, o Festival promove a ação especial Plataforma FIG, um encontro entre artistas do Estado com programadores de importantes festivais de música do Brasil, além de jornalistas especializados e outros agentes da cadeia produtiva da música.
PRAÇA DA PALAVRA - Este ano, a Praça da Palavra recebe o nome de Jomard Muniz de Brito, homenageado do espaço. Por lá, recitais, contações de histórias, debates, lançamentos de livros. Estandes de venda de livros e lounge de leitura para visitantes. No sábado, Jomard participa de uma mesa com Maria Alice Amorim (PE) e Sthephany Metódio (PE). Ainda neste dia o público confere o lançamento do Livro Planet Hemp, Mantenha o respeito, com Pedro de Luna (SP).
 No domingo, é a vez da poeta pernambucana do Slam das Minas, Bell Puã, lançar o livro Lutar é crime. E durante toda semana, muitos lançamentos importantes, debates e conversas imperdíveis.

ARTES CÊNICAS – Abrindo a programação do FIG 2019 no Teatro Luis Souto Dourado teremos o espetáculo O Som e A Sílaba, de Miguel Falabella. A peça foi escrita especialmente para artistas Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, que além de atrizes são cantoras com vivência no mundo lírico.

 No polo de circo, uma novidade que deve agradar é a duplicação das sessões durante os fins de semana. Ampliando a única sessão, que antes atraia diariamente duas mil pessoas, a organização pretende atender a demanda de quem não consegue espaço na lona.

PATRIMÔNIO – Três ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural compõem a programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2019: Um encontro sobre a Salvaguarda dos Reisados de Pernambuco; A oficina Educação Patrimonial, voltada para elaboração de Inventários Participativos; e uma exposição sobre a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008-2019). 

A mostra apresentará um pouco deste evento criado em 2008 e que reúne mostras, oficinas, jogos, visitas, celebrações e ocupações de espaços públicos sobre a preservação do patrimônio. A exposição ficará à mostra na Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra), de 19 a 27 de julho. A visitação é de segunda à quinta-feira, das 14h às 20h; e sexta a domingo, das 10h às 20h.
GASTRONOMIA – A gastronomia do agreste pernambucano é destaque na programação do FIG e traz nesta 29ª edição, através da culinária, uma discussão sobre a sustentabilidade neste setor. São dezenas de atividades espalhadas por Garanhuns e no Quilombo Castainho, entre lançamento de livros, mesas e debates, e palestras sobre assuntos como reaproveitamento integral dos alimentos e soluções sustentáveis para merenda escolar.

FIGUINHO – A 29ª edição do FIG apresenta uma novidade voltada para o público infanto-juvenil em 2019: O Figuinho, que vai contar com uma série de atividades voltadas para a garotada. Em toda a programação do Festival haverá um selo do Figuinho indicando quais atrações são direcionadas para a criançada. Além do circo, do Outras Palavrinhas e das apresentações de teatro-infantil, haverá pela tarde uma programação inédita no Palco Pombo/Instrumental nos dois sábados (20 e 27 de julho) do Festival, com atrações musicais, apresentações de teatro e brincadeiras infantis.

ARTESANATO – A parceria com o Sebrae está garantindo mais uma edição do Armazém das Artes e Negócios. Este ano, serão 75 estandes ocupados pelos artesãos selecionados pelo Sebrae ou por meio de um edital convocatório promovido pela Secult/Fundarpe para ocupação de espaços ou convidados. Vários representantes de mamulengos, como a associação de Glória do Goitá, o Patrimônio Vivo Zé Lopes, pontos de cultura, além de diversos artesãos independente. O pavilhão funciona entre os dias 18 a 27 de julho, com horários estendidos nos fim de semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário