sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Entenda as diferenças entre resfriado, gripe e pneumonia

Cuidado: medicamentos não devem ser autoadministrados (Foto: Getty Images)
A chegada do inverno e a diminuição das temperaturas influenciam no aumento de casos de gripes, resfriados e até mesmo pneumonias. Mas você sabe qual a diferença entre uma gripe e um resfriado, por exemplo?

É bom lembrar que os medicamentos não devem autoadministrados e, se os sintomas persistirem, é bom procurar um médico para a realização de um diagnóstico.  

Segundo o Dr. Yechiel Moises Chencinski, médico pediatra e homeapata, o diagnóstico deve ser feito para que o tratamento correto seja aplicado ao paciente: “Doenças provocadas por vírus não são mais leves ou mais graves do que doenças provocadas por bactérias. Temos doenças virais que apresentam sintomas leves como o resfriado, e outras que podem matar como a encefalite e o HIV. O mesmo acontece com doenças bacterianas simples como o impetigo, e outras que podem ser fatais como a meningite e a pneumonia”.

Confira abaixo as causas e as diferenças entre cada um: 

Resfriado
A origem do resfriado é o vírus. Existem variações desse vírus, causando variações na intensidade dos sintomas.  “Entre eles, os mais comuns são a coriza, inicialmente clara e fluida, mas que pode evoluir para uma mais espessa e amarelada, espirros, febre normalmente à noite, pouca dor de garganta com dificuldade para engolir, além de sintomas gerais como falta de apetite, mal estar, irritabilidade e alterações do sono. Entre cinco e sete dias, esses sintomas costumam desaparecer sem deixar sequelas”, afirma o Dr. Yechiel.
 
Gripe
A gripe, diferentemente do resfriado, é causada por um outro tipo de vírus, o Influenza e o Para-influenza. Segundo o Dr. Yechiel: "A cada época, ouvimos falar de um vírus diferente, com siglas diferentes, como H1N1, H3N2, H5N1, influenza tipo, A, tipo B, entre outros. Esses vírus podem sofrer mutações entre eles e criar vírus diferentes, mas da mesma classe".
 
Pneumonia
A pneumonia é uma doença infecciosa que atingem o pulmão, e normalmente se desenvolve a partir de uma complicação de uma gripe, que aproveitam a queda na defesa do organismo para atacar o pulmão. Os principais sintomas são a tosse seca, vômitos, febre, dificuldade respiratória e falta de ar. A doença pode levar a morte se não for tratada a tempo.

Tratamento
A evolução das doenças podem pedir tratamentos mais específicos e até mesmo a uma internação hospitalar. Vacinas para alguns tipos de gripes, pneumonias bacterianas e virais são administradas sazonalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É sempre bom manter a higiene e lavar as mãos com água e sabão. O álcool em gel também é uma boa forma de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário