quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Manoel Santos participa de entrega da cartilha que aponta Diretrizes para Reestruturação Socioprodutivas da Zona da Mata.

O deputado Manoel Santos (PT) participou da entrega de um documento elaborado por movimentos sociais e organizações não governamentais, que aponta Diretrizes para Reestruturação Socioprodutivas da Zona da Mata, que foi entregue aos governos municipais, estadual e federal, na última segunda-feira (12), na sede do Sindicato dos Bancários, bairro da Boa Vista. “Precisamos firmar um pacto e termos a sociedade e governos fortes, não podemos ter a sociedade fragilizada, precisamos ajudar os governos a mudar”, afirmou Manoel Santos.

A cartilha tem como objetivo garantir políticas públicas que possibilitem as diretrizes que focam nos seguintes eixos: permanência e acesso a terra e ao território; assalariamento rural; sistema produtivo, agroecologia, segurança e soberania alimentar; e políticas públicas e projetos/programas sociais.
 No total, foram entregues ao secretário Aluísio Lessa (Articulação Social e Regional) e o secretário Aldo Santos (Agricultura e Reforma Agrária) 85 propostas que indicam um novo modelo para o desenvolvimento da região e que contam com o apoio do deputado Manoel Santos.

A iniciativa de produzir o documento foi da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado em Pernambuco (Fetape) e pretende diminuir a pobreza, desigualdade social, concentração de terras, baixa escolaridade, mortalidade infantil, além dos altos índices de violência identificados na região. “Essa cartilha será nosso ABC, dirá como vamos continuar lutando por dignidade, direito e cidadania”, disse Doriel Barros, presidente da Fetape.

Secretarias do Governo do Estado, Amupe, representantes da Assembleia Legislativa e do Governo Federal compareceram ao evento. A elaboração do documento é uma parceria entre Fetape, Sindicatos dos/as Trabalhadores/as Rurais, Contag, CUT/PE, CTB, MST, MLST, CPT, Centro Sabiá, Serta, Fase, Centro Josué de Castro, LecGeo/UFPE, ICN, Coopagel, Assocene, Dieese, Fesan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário