No dia 05 de
maio é comemorado o dia das comunicações, data de nascimento de Marechal
Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas
telegráficas em nosso país.
Comunicar é
o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia, notícia ou informação,
tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto.
Para que
aconteça a comunicação, é preciso que existam três elementos essenciais: um
emissor, um receptor e a mensagem a ser transmitida. Durante a conversa as
pessoas trocam os papéis, passam de emissores para receptores o tempo todo.
Um dos
elementos principais para a comunicação foi a invenção de Gran Bell, o
telefone. Antes dele, as pessoas enviavam mensagens através de cartas ou de
mensageiros, essas demoravam muito para chegar.
Os avanços
tecnológicos facilitaram muito a vida moderna e têm auxiliado na transmissão
das informações, onde as mesmas acontecem de forma mais rápida e eficiente.
Hoje em dia, além da comunicação pessoal, podemos nos comunicar por bip,
celular, pager, e-mail, recursos de comunicação eletrônica. Os sites de
conversas possibilitam que as pessoas se comuniquem de qualquer lugar do mundo,
no mesmo momento. Não podemos esquecer a importância dos jornais e revistas,
que também levam informação às pessoas.
Mas não é só
dessa forma que acontece a comunicação. Ao assistirmos televisão ou filme no
cinema, estamos como receptores de informações. Os panfletos entregues nas ruas
e os outdoors espalhados pelas cidades também trazem informações, deixando-nos
na qualidade de receptores.
Existem
ainda as formas de comunicação especiais, para pessoas que não podem fazê-las
na forma mais convencional, através da fala, da leitura ou da escrita. A
linguagem para os deficientes auditivos (surdos/mudos) é chamada de libras e é
feita através de sinais com as mãos. Os deficientes visuais se comunicam
normalmente através da fala, porém para a leitura, utilizam a comunicação em
braile, identificando códigos em alto relevo, através das mãos.
Nas
famílias, a comunicação acontece de forma simples, não informal, os costumes e
tradições são passados de geração a geração, mantendo e preservando a cultura
da família por longos anos.
Antigamente
a comunicação era mais contida, os pais conversavam pouco com os filhos, mas
hoje isso mudou muito, pois conseguem manter um relacionamento mais aberto,
mais amigável.
Nos órgãos
do poder executivo do governo brasileiro, existe um ministério responsável por
essa área, o Ministério das Comunicações, onde o presidente da república
escolhe uma pessoa, de sua confiança, como ministro, sendo
o responsável pela área. Os principais objetivos desse órgão são:
“proporcionar à sociedade Brasileira acesso democrático e universal aos
serviços de telecomunicações, radiodifusão e postais, privilegiando a redução das
desigualdades sociais e regionais, o desenvolvimento industrial-tecnológico
competitivo, a expansão do mercado de consumo de massa e a gestão sustentada do
meio ambiente.”
Por Jussara
de Barros

Nenhum comentário:
Postar um comentário