terça-feira, 23 de setembro de 2014

Secult-PE e Fundarpe divulgam nota de pesar pelo falecimento de Abelardo da Hora

A Secretaria de Cultura e a Fundarpe lamentam profundamente a morte de Abelardo da Hora. Não há palavras que resumam a grandeza deste pernambucano de São Lourenço da Mata que dedicou sua vida à missão de aproximar a arte do nosso cotidiano, de pautar a cultura como elemento de reflexão política e de transformação social.
Fundador da Sociedade de Arte Moderna do Recife e um dos mentores do Movimento de Cultura Popular, Abelardo viveu 90 anos compartilhando seu talento único nas áreas da escultura, da cerâmica e do desenho com todos os pernambucanos, inclusive contribuindo para a formação de outros grandes artistas do nosso tempo, como Francisco Brennand, Gilvan Samico e Aloisio Magalhães.
A cultura pernambucana, que de forma genial Abelardo sempre exaltou em suas esculturas, está de luto. Mas seguirá firme, inspirada pela vida e pela obra do mestre que deixa um exemplo de como o fazer artístico pode estar a serviço da construção de uma sociedade mais justa; sonho do qual nem as mais de 70 prisões políticas foram capazes de fazê-lo declinar.
Que suas obras, especialmente aquelas que enchem de beleza a paisagem urbana do Recife, como o Monumento ao Frevo (Rua da Aurora) ou o Memorial dos Retirantes (Parque Dona Lindu), nos façam sempre lembrar, agradecidos, de sua inesquecível contribuição à formação cultural da nossa gente.
Com pesar,
Marcelo CanutoSecretário de Cultura de Pernambuco
Severino PessoaPresidente da Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário