sábado, 2 de julho de 2016

Morre de infarto fulminante Dom Irineu Roque Scherer Ex. Bispo de Garanhuns.

 Um infarto fulminante matou o Bispo de Joinville Dom Irineu Roque Scherer, de 66 anos. O corpo foi encontrado no final da manhã deste sábado na morada do bispo, na rua Florianópolis, na zona Sul da cidade. O velório de dom Irineu será realizado no domingo, a partir das 8 horas, na Catedral de Joinville. Às 15 horas, ocorrerá a missa de corpo presente, que será celebrada pelo primo de dom Irineu, Odilo Scherer. O bispo será sepultado na cripta da Catedral.
Uma funcionária notou a demora do bispo para descer para o café da manhã e pediu para que o padre Ivam Macieski fosse verificar a situação. Como dom Irineu não atendia aos chamados, um chaveiro precisou ser acionado para arrombar a porta.
O bispo visitou familiares no Paraná durante a sexta-feira e iria para Curitiba no sábado, mas cancelou a viagem na véspera.
Irineu era bispo de Joinville há nove anos.
A cerimônia deve começar no final da tarde deste sábado na Catedral, mas a Diocese ainda está organizando os detalhes da despedida.

Nascido em Cerro Largo (RS), em 15 de dezembro de 1950, dom Irineu Roque Scherer sentiu o chamado para a vocação ainda na infância, quando servia como coroinha em sua paróquia. Aos 13 anos, ingressou no Seminário Diocesano São José, em Toledo.Em 1978 recebeu a ordenação sacerdotal. O chamado ao episcopado veio em 1998. No mesmo ano tomou posse como bispo de Garanhuns (PE), onde permaneceu até 2007, quando foi nomeado bispo da Diocese de Joinville..


Comunicamos com pesar o falecimento de Dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville - SC! Velório será amanhã dia 03/07 apartar das 8h na catedral a Santa Missa e sepultamento será às 15h na catedral! BIOGRAFIA DE DOM IRINEU ROQUE SCHERER
Nascido em 15 de dezembro de 1950, em São Francisco/Cerro Largo/RS. Aos cinco anos de idade sua família transferiu-se para Dois Irmãos, no município de Toledo/PR. Com 13 anos, entrou no Seminário Diocesano São José, em Toledo, no dia 27 de fevereiro de 1963. Em 1964 iniciou os estudos ginasiais no Seminário Arquidiocesano São José, de Curitiba, e no ano de 1970 completou o colegial.
De 1971 a 1972, cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, depois revalidada no ITESC (Instituto Teológico de Santa Catarina). Em 1973 iniciou os estudos teológicos no Instituto Teológico STUDIUM THEOLOGICUM dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (padres Claretianos), completados em 1977, tendo ainda feito um ano de espiritualidade do carisma da unidade, em 1974, no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista/SP.
Concluídos os estudos recebeu a ordenação sacerdotal no dia 7 de janeiro de 1978, em Assis Chateaubriand/PR, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Diocese de Toledo.
Em março de 1978, iniciou seus primeiros trabalhos pastorais no Seminário Diocesano São José, como diretor espiritual e professor. No ano seguinte foi nomeado reitor do mesmo Seminário até junho de 1982. Em julho do mesmo ano assumiu o Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, de Toledo, como reitor, enquanto também lecionava filosofia na FACITOL (Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto de Toledo) e na UIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Permaneceu nessa função até o final de 1984.
Após sete anos de formador foi designado para assumir duas paróquias: Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Quatro Pontes e a de Nossa Senhora de Fátima, de Vila Nova, além disso, exercia a função de diretor espiritual no Seminário Menor da Diocese, São Cura d´Ars, em Quatro Pontes e professor de filosofia na UNIOESTE.
De 1986 a 1989 estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, tornando-se mestre em História da Igreja, morando no Colégio Pio Brasileiro. Durante as férias, de julho a setembro, nestes três anos, aperfeiçoou-se no estudo do alemão, francês e inglês.
De volta ao Brasil foi convidado novamente para assumir o Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, como reitor, por dois anos, além de lecionar História da Igreja e Patrologia no CINTEC (Centro Interdiocesano de Teologia), hoje FAMIPAR (Faculdade Missioneira do Paraná), onde deu as primeiras aulas na ocasião de sua fundação. Aí atuou como professor de teologia até o ano de 1998.
No início de 1992 foi nomeado pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Marechal Cândido Rondon/PR. Em 1994 tomou posse como pároco da Paróquia-Catedral Cristo Rei de Toledo, assumindo também a função de Vigário Geral da Diocese.
Veio o chamado ao episcopado em 15 de abril de 1998, a ordenação, em 20 de junho e a posse como bispo de Garanhuns/PE, em 16 de agosto do mesmo ano. Lema Episcopal: Fides Mundum vincit – A Fé vence o Mundo (I Jo 5,4).
No Regional NE2 foi secretário do CONSER, de 1998 até 2004, e bispo de referência da Comissão da comunicação, cultura e educação. Também fez parte do Conselho econômico e da Pastoral da Criança.

Foi nomeado bispo da Diocese de Joinvile em 30 de maio de 2007. Posse em 19 de agosto de 2007. É autor dos livros Meditações para Reavivar a Esperança e Dom Armando, Apóstolo e Missionário do Oeste do Paraná; Textos em Perspectivas de Comunhão; Textos na Revista Cristo Rei de Toledo; Tesina do Mestrado: O primeiro Concílio Plenário do Brasil (1939, não publicado); Temas mensais de Espiritualidade para as Fazendas da Esperança.

Um comentário:

  1. Rainha Isabel deve à Paróquia a ELE.

    Nos juntamos e fizemos o pedido em um belo dia de crisma.

    ResponderExcluir