A valorização dos artistas nordestinos continuou sendo a
prioridade da formatação do festival, consagrado como um dos maiores do país.
Em 20 polos, o público visitante pôde conferir uma grande variedade de
expressões artísticas, entre elas literatura, circo, dança, exposições
fotográficas, teatro e música. Ao todo, 72 artistas foram contratados pela
Prefeitura de Garanhuns, resultando num investimento de pouco mais de 250 mil
reais.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, as
atrações foram divididas da seguinte forma: nove no Palco Mestre Dominguinhos,
três no Palco Pop, cinco no Palco Forró, cinco no Palco Instrumental, cinco no
Cultura Popular, 18 para o projeto Roda de Sanfona, um para o Palco Castelo de
João Capão, quatro do Palco Boião’s, um do Palco Mamulengo, um da Dança, um de
Teatro Adulto, cinco oficinas e duas exposições da Casa Galeria Galpão – além
de 11 atrações do Palco Gospel.
Entre artistas e grupos convidados, 16 integraram a
programação de algum palco ou oficina. Trinta quadrilhas e grupos culturais da
Gerência Regional de Educação (GRE) também aceitaram o convite para se
apresentarem no FIG. A grande novidade da 26ª edição foi o palco do Castelo de
João Capão, que teve nove dias de programação; o Orquestrando no FIG, com
apresentações da Orquestra Manoel Rabelo e convidados, funcionou cinco dias em
frente ao Palácio Celso Galvão.
A Secretaria de Turismo informou que, nos meios de hospedagem
– incluindo hotéis e pousadas –, a ocupação ficou em cerca de 60% em dias de
semana. Já durante os finais de semana, o número chegou aos 100% na maioria dos
estabelecimentos consultados.
Durante o período do FIG, de 21 a 30 de julho, a Secretaria
da Mulher (Secmul), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher
(Cram), realizou 22 atendimentos especializados. A nona Delegacia Especializada
de Atendimento à Mulher registrou 11 boletins de ocorrência.
Visando garantir a saúde dos moradores e turistas que
estiveram prestigiando o FIG, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou
serviço de urgência e emergência médica móvel e fixa com equipe completa e
especializada nos polos mais movimentados do evento. Durante o período de
festa, a Saúde realizou 110 atendimentos no polo principal do evento, na Praça
Cultural Mestre Dominguinhos, e 60 atendimentos no Parque Euclides Dourado.
Por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram
realizadas algumas blitz noturnas para resgatar animais nas vias públicas da
cidade e nas rodovias perimetrais. A equipe, composta por médicos veterinários,
tratadores, laçadores e motoristas, recolheu 34 animais que se encontravam em
situação de risco, sendo 26 cães, dois jumentos e dois cavalos. Após o
recolhimento, os animais foram encaminhados à sede do CCZ. Parte desses animais
já foram solicitados por seus proprietários e devolvidos, mediante pagamento de
multa; outra parte se encontra à disposição da população para adoção
responsável.
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária,
realizou 157 cadastros, 1.413 inspeções, emitiu 5 termos de notificação, 39
autos de apreensão e inutilização e 111 licenças. Os dados totalizados
referem-se ao trabalho executado na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, no
Parque Euclides Dourado e por meio da equipe móvel que esteve transitando pela
cidade. Além disso, a equipe realizou um trabalho educativo, distribuindo
material informativo sobre manipulação de alimentos.
A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o
Conselho Tutelar, promoveu ações com o intuito de chamar a atenção da população
para os casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. As
atividades foram divididas em dois momentos. Inicialmente, por meio do Centro
de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), foram realizadas
ações educativas e informativas, com distribuição de panfletos, abordando temas
relacionados aos direitos das crianças e adolescentes.
Tendo em vista o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado
junto ao Ministério Público (MP) de Garanhuns, os educadores sociais com os
profissionais do Conselho Tutelar e a Polícia Militar (PM) fizeram cumprir-se a
norma relacionada ao acesso de crianças e adolescentes no polo principal do
evento, durante os shows. Nessa ação, participaram 20 profissionais da
Assistência Social, sendo dezesseis educadores sociais, duas coordenadoras e
dois motoristas. Em relação ao quantitativo de intervenções noturnas, três
crianças e/ou adolescentes foram abordadas sob efeito de consumo de bebidas
alcoólicas e/ou drogas; uma situação de trabalho infantil e 27 crianças e
adolescentes desacompanhados e entregues ao responsável em domicílio. Nos casos
em que não existia proteção social para criança, expondo-a a algum risco, foram
comunicados ao Conselho Tutelar, para que as devidas providências fossem
tomadas.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Obras manteve
um esquema de limpeza especial nas principais vias públicas e nos 15 polos
culturais. Entre as ações, podem ser citadas a pintura de meio-fio, capinação
em canteiros e instalação de iluminação nos entornos dos principais polos.
Cerca de 100 homens estiveram espalhados. Além de 20 containers e oito
caminhões compactadores utilizados na limpeza.
Uma equipe de 90 profissionais da Rede Municipal de Educação
trabalhou nos dez dias do evento. A Secretaria de Educação e Esportes (Seduce)
atuou no evento com programações educativas – executando-as na Praça da
Palavra, com alunos do projeto “Nas Ondas da Leitura”. Na Biblioteca Luiz
Brasil, o espaço de literatura infantil chegou a sua terceira edição, em
parceria com o Imeph.
O Planetário Mauro Souza Lima funcionou com duas sessões,
todas as tardes do festival. Já na comunidade quilombola Castainho, diversas
oficinas foram vivenciadas – assim como em outros prédios de escolas
municipais. A Biblioteca Ler é Preciso realizou exposição. E, em parceria com a
Secretaria de Assistência Social, a Seduce se integrou à equipe social na
atuação no Centro de Acolhimento.
A Secretaria de Comunicação Social, em parceria com a
Gerência de Comunicação da Secult/PE, credenciou mais de 70 veículos de
comunicação de todo o Brasil para a cobertura jornalística do FIG, totalizando
mais de 200 profissionais identificados. A equipe municipal de Assessoria de
Imprensa produziu, durante o evento, mais de 30 releases, que eram enviados
diariamente para toda a imprensa. Em tempo real, na fanpage da
Prefeitura de Garanhuns no Facebook, os shows noturnos tiveram cobertura. Na
conta do Instagram, informações gerais dos polos também eram repassadas
diariamente.
Fotos cedidas por Renand Zovka
Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Garanhuns
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