segunda-feira, 19 de março de 2018

Serrinha da Prata em Saloá é destaque nos meios de comunicação da região

O%2BLUGAR8
O blogueiro Cláudio André O Poeta, ao visitar a Serrinha da Prata, foi recepcionado pelos irmãos Isael Dantas, Jãnio Danta e Jean Dantas, figuras importantes para a comunidade e que tiveram participação direta na construção do monumento de Nossa Senhora de MontSerrat.
O%2BLUGAR2
Ao lado do movimento, tem um espaço reservado para apresentações religiosas durante a Semana Santa, no cume da serra.

O%2BLUGAR3
Se quem foi antes das chuvas que caíram na região acham a paisagem bonita, imagine agora, onde o verde impera para todos os lados.
O%2BLUGAR4
A vegetação de caatinga cravada em locais que só tem pedregulhos e mesmo assim a harmonia do meio ambiente deixa todo um embelezamento natural.

O%2BLUGAR5
Os raios do sol entre as árvores frondosas existente no alto da serra deixam um colorido todo especial
O%2BLUGAR6
O jardim ao lado do monumento de Nossa Senhora de MontSerrat deixa o ambiente ainda mais convidativo e cheio de significados.

O%2BLUGAR11
Entre a vegetação está um eremitério, onde uma freira alagoana, da cidade de Quebrangulo, mora sozinha, vivendo de doações. É bom lembrar que um eremita ou ermitão é um indivíduo que, usualmente por penitência, religiosidade, misantropia ou simples amor à natureza, vive em lugar deserto, isolado. O local de sua morada é designado eremitério. 
O%2BLUGAR12
O mandacaru que embeleza o sertão, você encontra na Serra de MontSerrat em Serrinha da Prata, zona rural de Saloá.

O%2BLUGAR10
Estive concedendo entrevista para o comunicador Isael Dantas, um dos amigos que fazem a comunicação pelas redes sociais em Serrinha Prata.

O%2BLUGAR9
Uma foto para a posteridade não custa caro!

O%2BLUGAR
Mais uma trilha realizada com muita saúde. 
Graças a Deus estamos obtendo resultados satisfatórios em termos de saúde.
O%2BLUGAR7
Para finalizar, agradeço ao amigo blogueiro, Francisco Elmes, que esteve fazendo o intercâmbio para que pudéssemos ter um contato direto com os amigos Isael, Jânio e Jean e realizarmos mais uma trilha do Projeto Poeta Viagens e Aventura.


No ano de 2015 foi construído um monumento em uma colina de 190 metros de altura em homenagem a Nossa Senhora de Montserrat. Segundo Jean Dantas (pedreiro da obra) Frei Bosco (idealizador da obra) estava em um belo dia na praça de repente ele teve uma visão em que o Santuário de Sra de Montserrat, teria que ser construído em Serrinha da Prata, e assim foi construído, em 30 de outubro de 2015 houve a inauguração. 

A%2BSERRINHA
O turismo religioso aumentou no Povoado de Serrinha da Prata por que tem chamado a atenção de todos que visitam pela primeira vez. O que falta é ajuda do poder público local, até por que as estradas de acesso, por exemplo, precisam de melhorias.

A%2BSERRINHA3
Em meio a vegetação da caatinga, encontramos durante a subida da Serra de Nossa Senhora do MontSerrat, uma frondosa jabuticabeira, cheia de frutos e proporcionando uma sombra maravilhosa.
A%2BSERRINHA4
A cada metro que você sobe na Serra de MontSerrat em Serrinha da Prata, vai-se descobrindo uma vista panorâmica encantadora.
A%2BSERRINHA5
Todas as fotos que fiz no decorrer da visitação ao Povoado de Serrinha da Prata, zona rural de Saloá, percebe-se o quanto esse lugar deve ser explorado turisticamente falando.

A%2BSERRINHA6
Diante das chuvas que caíram na região, o verde toma de conta dessa região serrana entres os municípios de Saloá, Iati e Bom Conselho. Essa imagem foi registrada de cima da Serra de MontSerrat que tem seus 540 metros de altitude à nível do mar.
A%2BSERRINHA12
Durante a Semana Santa, a via sacra e dramatizações religiosas, acontecem com um maior assiduidade com a presença do público local.

A%2BSERRINHA11

A atração da Serrinha da Prata está no turismo religioso, com suas varias capelas e dois eremitérios e um Santuário de Nossa senhora de Montserrat localizado no topo de uma colina de 190 m de altura e 780 m de altitude em relação ao mar. 
A%2BSERRINHA10
O início do pôr do sol no cume da Serra de Nossa Senhora do MontSerrat, nesse tempo que tudo está verde devidos as chuvas que caíram meses atrás, deixa o ambiente muito mais especial.
A%2BSERRINHA9
A devoção a nossa Senhora de Montserrat é antiga, desde de 1911 em Serrinha da Prata. Essa Fé ficou mais intensa quando em 1911 ouve uma epidemia no povoado causando a morte de vários habitantes, com isso os sobreviventes fizeram uma promessa a nossa Senhora de Montserrat para acabar com a peste. Com a promessa realizada a peste foi extinta.

A%2BSERRINHA8
Para quem gosta de ter um contato direto com a natureza e fazer uma trilha à pé de pelo menos 30 minutos de caminhada, é recompensado com essa vista panorâmica sensacional.
A%2BSERRRINHA2
Uma vegetação de caatinga, temperatura em torno de 30 graus na mata fechada, sentir o cheiro de mato, tudo isso transforma a subida da serra ainda mais fascinante.

A%2BSERRINHA15
Da janela do monumento de Nossa Senhora do MontSerrat, fiz essa imagem do início do fim da tarde desse domingo, 18/03. Confesso que é um lugar que você respira muita paz e encontro consigo mesmo.
A%2BSERRINHA14
O conjunto de serras deixa a região ainda mais bela. Vale apena fazer uma trilha à pé para você conhecer de perto essa beleza natural.
A%2BSERRINHA13
É nessa vegetação fechada que se percorre por meia-hora os 540 metros até chegar ao cume da serra onde foi construída o monumento em homenagem a Nossa Senhora de MontSerrat, em Serrinha da Prata na zona rural de Saloá.

Há um adágio popular que diz: "Da janela se ver melhor e se for do alto a visão torna-se intocável"Foi justamente da janela de pedra do monumento de Nossa Senhora do MontSerrat que tive esta vista panorâmica sensacional. O horizonte é algo que muito me fascina, eis o motivo de parar por alguns instantes e contemplar a obra do Criador do Universo.

ENTARDECER3
A Serrinha da Prata em baixo e no horizonte a região serrana que divide os municípios de Iati e Bom Conselho, no agreste meridional de Pernambuco.

ENTARDECER4
O teto do monumento de Nossa Senhora do MontSerrat tem a imponência das catedrais grandiosas espalhadas pela Europa e grandes centros do País.

ENTARDECER5
Os detalhes da obra fazem do monumento um lugar ainda mais especial. A força da religiosidade do povo de Serrinha da Prata começa muito antes dessa construção.
ENTARDECER6
O colorido das fotos e das imagens colocadas coladas nas pedras, refletem-se como se fosse ouro feito pela mão humana. A cada dia cresce o número de devotos e visitantes no local.

ENTARDECER7
Os detalhes da construção do monumento, mesmo num espaço estreito, deixam claramente o quanto a fé é cultuada pelos moradores e devotos de Nossa Senhora do MontSerrat na zona rural de Saloá.

ENTARDECER8
Pedra, barro e cimento, foram os "ingredientes" para deixar o monumento com sua própria originalidade. O frei que teve a visão e o sonho de tornar isso tudo em realidade, só fez fortalecer ainda mais o credo religioso do lugar.

ENTARDECER9




As molduras, as pinturas e a originalidade do ambiente, desafiam todos aqueles incrédulos e minúsculos da fé. 
ENTARDECER10
Do alto da serra o caminho e a comunidade que vive do artesanato. A fabricação de apitos feitos da umburana (árvore rara na região), tem ajudado no desenvolvimento do pequeno povoado cravado entre serras. Pena que políticas públicas ainda se arrastem naquele torrão do município de Saloá. 

ENTARDECER11
A natureza e a religiosidade vivem em harmonia, justamente pela colaboração de seus próprios habitantes, em torno de mil.
ENTARDECER12
O velário construído para os pagadores de promessa acenderem suas velas fica ao lado do monumento de Nossa Senhora de MontSerrat.

ENTARDECER13
A tecnologia aliada a religiosidade em Serrinha da Prata. Quem vai conhecer o monumento e gosta de se exibir nas redes sociais, o local oferece internet gratuita por wifi. Também é um grande momento para mostrar para o mundo essa beleza cultural e religiosa.

ENTARDECER14
Com clima ameno e vegetação de caatinga, nessa altura de 540 metros, a ventilação natural e sem poluição, faz bem aos pulmões e a saúde mental do camarada que busca um lugar tranquilo para a meditação.

ENTARDECER15
Com ângulos diferenciados, o Blog do Poeta mostra que a beleza natural na Serrinha da Prata está em todos os lugares, depende muito do olhar e a sensibilidade com o meio ambiente.
ENTARDECER
O entardecer nessa região tem suas características muito particular. Junta o verde, a sombra das árvores e a posição do sol, para da todo um diferencial na imagem. A minha visita a um lugar assim é olhada em 350 graus para lhe proporcionar um melhor relato das riquezas naturais e culturais do local visitado.

Um comentário: