quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Secretaria de Desenvolvimento Agrário reafirma parceria com o Sebrae em evento em Garanhuns


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), suas vinculadas e outros órgãos estaduais, como a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), é parceiro do Sebrae em projetos de apoio aos produtores rurais do Estado e ao fortalecimento das cadeias produtivas da agropecuária pernambucana. Nesta segunda-feira (10), o secretário Dilson Peixoto participou de evento realizado na unidade da instituição no Agreste Meridional, localizada em Garanhuns, que apresentou a ação Sebrae em Rede, trazendo temas relacionados a inovação e tecnologia. Na ocasião, houve ainda uma apresentação dos projetos que estão previstos para 2020 na região.
O encontro, coordenado pelo superintendente do Sebrae em Pernambuco, Francisco Saboya, e equipe, reuniu representantes das esferas estadual e municipal, instituições acadêmicas, lideranças empresariais e políticas. Além das sedes de Caruaru e Garanhuns, serão contempladas também com o evento as unidades de Serra Talhada, Araripina e Petrolina. 
O objetivo foi apresentar as iniciativas da instituição em favor dos micros e pequenos negócios para o desenvolvimento municipal, ampliando a conexão com os parceiros em todo o Estado, inserido no contexto da inovação e na incorporação do digital. “O jeito de fazer negócios mudou, e queremos aproximar os pequenos negócios dessa realidade, que é conectada, digital, móvel e em rede”, pontuou Francisco Saboya.   
O secretário Dilson Peixoto ressaltou a importância da parceria da SDA e suas vinculadas IPA e Adagro com o Sebrae, em projetos relevantes de apoio à bacia leiteira e avicultura. “A parceria com o Sebrae é extremamente rica, sobretudo em ações e projetos voltados para a região do Agreste Meridional. O evento de hoje é relevante para ampliarmos a visão de rede, que já era anteriormente praticada mas que agora terá um novo foco, com a possibilidade de alcançar muito mais sucesso no âmbito dos territórios, arranjos produtivos e setores relacionados, com práticas agrícolas cada vez mais sustentáveis”, avaliou Peixoto.
            A gerente da unidade do Sebrae no Agreste Meridional, Gerlane Melo, destacou o apoio do Governo do Estado na construção de quatro projetos aprovados para a bacia leiteira e a avicultura. “A SDA e outros parceiros do estado nos passam credibilidade nas ações que estamos pleiteando e executando”, assegurou a gerente. Dos projetos previstos para 2020, destaque para a vinda de um queijeiro italiano, que tem como proposta criar três tipos de queijos diferenciados no mercado, para agregar valor à região; a capacitação de 75 avicultores de São Bento do Una tanto na gestão da propriedade quanto na biosseguradade da granja; assistência técnica do plantio de palma e intensificação da produção do leite na região, trabalhando temas como gestão e manejo nutricional, entre outros. Os projetos estão previstos para serem iniciados em março.


Nenhum comentário:

Postar um comentário