segunda-feira, 16 de março de 2020

Diferente da Prefeitura de Flores, jovens sofrem para tira 1º documentos em Saloá

É um dilema para tira os primeiros documentos no município de Saloá, outro dia um jovem enfrentou por duas vezes a fila dos Correios para tira o CPF, o funcionário pediu um documento com foto, como se era o primeiro documento que o rapaz gostaria de tira?
No setor responsável da prefeitura o dilema é o mesmo a dezenas de anos, entra prefeito sai prefeito e nunca tem papel.

A solução é correr para o expresso cidadão em Garanhuns, porem muitos desses jovens não tem dinheiro, devido mora em uma cidade pobre aonde os políticos não têm interesse de desenvolver no município.

Para resolver problemas semelhantes, à Prefeitura de Flores comprou equipamentos que garante novo modelo de RG digital.

O município de Flores-PE, no Sertão do Pajeú, é o primeiro de Pernambuco, a emitir o novo modelo da carteira de identidade inteiramente digital. O novo equipamento foi entregue de forma oficial pelo prefeito, Marconi Santana, na manhã desta quarta-feira (11), na sede do Governo Municipal.

Foi adquirido impressora, leitor biométrico facial, leitor de assinatura digital que vai trazer mais agilidade na emissão do RG.

Para garantir o novo serviço para população, a gestão municipal investiu mais de R$ 14 mil do próprio tesouro municipal.

“Antes quem procurava este serviço esperava por até 6 meses e agora vai ser 20 dias para emissão da nova carteira de identidade 100% digital, o demonstra a quanto nossa gestão é comprometida com a direito de cidadania dos nossos munícipes”, destacou o prefeito.

O documento será processado por meio do Sistema ABIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação Biométrica), que vai reduzir o tempo de espera pelo RG para cinco dias e possibilitar a emissão de até 1,2 milhão de documentos por ano, aumentando a capacidade de produção das carteiras em 117%.

“Estamos aguardando o pessoal do Governo de Pernambuco, iniciar o treinamento voltado para o uso dos equipamentos e operacionalização do sistema. A previsão é que a gente comece a prestar o novo serviço pra população, no início do mês de maio” explicou o chefe do setor de identificação, Luciano Estima.

Os novos parâmetros do documento de identidade atenderão ao Decreto Federal nº 9.278 de 2018, que padroniza as novas cédulas. Os Estados têm até março de 2020 para cumprir a determinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário