terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

É injustificável suspensão do mandato do Deputado Jean Wyllys diz Luciana Santos

A deputada federal Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB, divulgou nota em solidareidade ao colega Jean Wyllys (Psol-RJ), nesta segunda (6). O parlamentar enfrenta processo no Conselho de Ética da Câmara por ter cuspido no deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) na sessão do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 17 de abril do ano passado.

"É injustificável a punição de suspensão por 120 dias do mandato do deputado Jean Wyllys, proposta pelo relator do Conselho de Ética e Decoro parlamentar da Câmara dos Deputados", diz Luciana no texto, que publicou nas redes sociais.
O processo no Conselho de Ética teve origem numa representação do ator Alexandre Frota e do pastor Ezequiel Teixeira – que já declarou que a homossexualidade é uma "doença". Em nota, a assessoria de Jean Wyllys afirma que a suspensão do mandato do parlamentar “seria um escândalo sem precedentes na história do parlamento brasileiro”.

Relator do processo no Conselho de Ética, Ricardo Izar (PP-SP) sugeriu, em dezembro, a suspensão do mandato de Jean Wyllys por 120 dias. Desde a Constituinte de 1988, a medida só foi adotada uma única vez até hoje, em 2013, contra o deputado tucano Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), acusado de manter relações suspeitas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, condenado por peculato, corrupção, violação de sigilo e formação de quadrilha. A pena imposta, entretanto, foi de 90 dias.

Na nota de apoio ao deputado, Luciana Santos lembra postura adotada pelo Conselho de Ética em relação a outro caso. "O mesmo Conselho de Ética arquivou recentemente denúncia por apologia à tortura, quando analisou representação sobre homenagem ao torturador Brilhante Ustra, durante o processo de votação do impeachment, e que ignorou nos últimos anos outras representações graves, como por exemplo, por incitação à violência contra a mulher", escreveu.

"Nos solidarizamos com o deputado Jean Wyllys que reconhecidamente tem feito um mandato sério e comprometido com as minorias e os direitos humanos", completou a deputada.
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário