quarta-feira, 21 de março de 2018

Saiba o motivo do apagão desta de quarta-feira em todo o Norte e Nordeste


O apagão que alcançou centenas de municípios das regiões Norte e Nordeste do País na tarde desta quarta-feira (21) Por volta das 15:50h, foi motivado por falhas no linhão de transmissão de Belo Monte. Problemas têm ocorrido com alguma frequência e já eram alvos de questionamentos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão atingiu áreas em todas as regiões do País, ainda que de forma mais branda. O efeito dominó na queda de energia ocorre porque a rede de Belo Monte está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o qual conecta todos os Estados do País, com exceção de Roraima, o único que está fora dessa rede.

A linha de 2,1 mil quilômetros (km), operado pela concessionária Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), controlada pela chinesa State Grid, entrou em operação em 13 de dezembro do ano passado, antecipando o cronograma original em dois meses. Nas últimas semanas, porém, apurou o Estado, a linha apresentou quedas e comprometeu o abastecimento de toda a hidrelétrica em construção no rio Xingu, no Pará.


O problema levou a área técnica da Aneel a pedir explicações sobre o problema, o qual estaria relacionado à troca de componentes da rede. A linha de transmissão, que custou cerca de R$ 5 bilhões, tem início no município de Anapu, no Pará, a 17 quilômetros de distância da usina, e corta 65 municípios de quatro Estados - Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais -, até chegar ao município de Estreito, na divisa de Minas e São Paulo.


*Veja mais detalhes clicando no link abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário