quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Agora é obrigação a realização bienal de seminário estadual de agroecologia e produção orgânica em Pernambuco


Resolução é do deputado Isaltino Nascimento, aprovada ontem por unanimidade em plenário após discussão nas comissões da Alepe.

 Agora passa a ser obrigação em Pernambuco a realização bienal de seminário estadual de agroecologia e produção orgânica no Poder Legislativo. Essa será uma responsabilidade da Assembleia Legislativa. A resolução é do deputado Isaltino Nascimento que incorporou ao seu mandato a defesa pela agricultura familiar e agroecológica.

 De acordo com a resolução, o seminário será realizado a cada dois anos por meio da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade que elaborará projeto para execução do evento. Tema, parcerias, programação e outros itens serão debatidos a cada legislatura, com prioridade para discussões relacionadas à ação parlamentar e ao legislativo no âmbito da política de agroecologia e produção orgânica do Estado.

“O fomento à agricultura familiar, a produção orgânica e a transição agroecológica dos sistemas de produção, além da realização de feiras itinerantes também são emendas que estamos tratando aqui na casa”, explicou Isaltino. “Estamos debatendo por meio do mandato temas do contexto da convivência com o semiárido e os programas que tratam de questões como recursos hídricos, assistência técnica, sementes, educação do campo, produção, comercialização de produtos”, ressaltou.

O seminário de agroecologia e agricultura orgânica vão na contramão da política que vem sendo praticada pelo Governo Federal de liberação de agrotóxicos. Somente este ano foram mais de 300 tipos de venenos autorizados. “Queremos focar na agroecologia como política pública e a importância da segurança alimentar”, finalizou.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário